"A ciência, como um todo, não é nada mais do que um refinamento do pensar diário." Albert Einstein
Unicamp cogita tirar questões discursivas da primeira fase
Às vésperas da publicação do edital deste fim de ano, que terá 480 vagas a mais que no ano passado, a universidade está diante de um problema: se crescer muito o número de inscritos, ficará difícil - e caro - ler as respostas de todos os candidatos já na primeira etapa.
A Unicamp é uma das poucas universidades a submeter todos os candidatos a questões abertas (que exigem respostas escritas). No maior vestibular do país, o da USP (Universidade Estadual de São Paulo), só faz esse tipo de questão quem vai para a segunda fase.
"Atualmente, cerca de 300 professores lêem as respostas escritas pelos 46 mil candidatos", disse Tesler, "A situação pode ficar ainda mais complicada se os novos cursos fizerem aumentar muito o número de provas para corrigir".
No novo campus montado pela Unicamp, em Limeira (SP), a universidade terá cursos tradicionalmente disputados, como nutrição e engenharia de produção. Passará de 2.830 para 3.310 o número de novas vagas por ano.
O coordenador disse não saber ainda qual seria o modelo adotado pela universidade, mas descartou o uso de questões com respostas numéricas - aquela em que o candidato tem de somar o valor de cada alternativa correta.
O mais provável, então, é que a primeira fase do vestibular da Unicamp tenha, num futuro próximo, questões de múltipla escolha. "Pessoalmente, quero manter também a redação na primeira fase, o que é um diferencial da prova da Unicamp", disse.
As questões deverão ser mais interdisciplinares - modelo próximo ao do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas "mais aprofundadas", conforme Tessler.
As mudanças cogitadas por Tessler não afetariam esta edição do vestibular - valeriam só para o próximo ano.
Conteúdo extraido do Uol
Dez dicas para passar sem cursinho
- Comece a estudar com antecedência
- Se possível, faça um vestibular antes daquele em que você realmente quer passar, para saber como são as provas sem a obrigação de ser aprovado
- Procure também as provas de anos anteriores (muitas estão disponíveis na internet)
- Dê maior atenção às matérias específicas, às com mais peso para seu curso e às que você tem mais dificuldade
- Se você tem dificuldades de se organizar diariamente, monte um calendário de estudos
- Aproveite ao máximo seu tempo dedicado aos livros
- Na escola, esclareça dúvidas com os professores
- Estude também por meio de músicas, filmes e livros, tornando a preparação para o vestibular mais divertida
- Diminua as festas quando estiver mais perto das provas, especialmente as que te deixariam cansadono dia seguinte
- Reserve momentos para descansar e para fazer outras atividades que não envolvam o estudo, porque todo mundo merece uma folga
Conteúdo extraido do Terra
UFSC sobe nota de corte para Vestibular 2009
No caso das provas de língua portuguesa e de redação, a nota mínima passou de 3 para 4, em uma escala de 0 a 10. Ainda na redação, não haverá necessidade de que o candidato escreva no mínimo 25 linhas – exigência que muitas vezes fazia com que o estudante prolongasse sem conteúdo suas colocações, somente para alcançar o tamanho exigido.
Segundo o professor Júlio Felipe Szeremeta, presidente da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), a decisão de aumentar a nota de corte dos candidatos foi tomada para melhorar a seleção dos candidatos - que estavam sendo aprovados com várias deficiências de comunicação escrita e falada.
"Além disso, nas provas de cinhecimentos gerais, percebemos deficiências muito grandes em algumas disciplinas e aumentar a nota de corte é a única solução", afirmou o professor.
Szeremeta negou, no entanto, que o aumento na nota de corte tenha alguma relação com as notas que os candidatos inscritos pelo sistema de cotas conseguiram para entrar na faculdade no início deste ano. Uma das principais reclamações de vestibulandos que ficaram de fora da vaga era que os candidatos cotistas conseguiam ser aprovados com 20 pontos apenas.
"A decisão não tem nenhuma relação com as notas dos cotistas. Apenas percebemos que havia uma deficiência e fizemos a alteração", disse o professor.
Apenas no caso de algumas graduações de áreas afins, como arquitetura e urbanismo e as engenharias, por exemplo, o candidato terá direito à opção 1-a (e esta deve ser de um curso pertencente ao mesmo grupo da opção 1). De acordo com esse critério, se a opção for engenharia de alimentos, o candidato pode ter como opção 1-a engenharia elétrica.
As provas serão realizadas nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, das 15h às 19h, em dez cidades de Santa Catarina: Florianópolis, Blumenau, Camboriú, Chapecó, Criciúma, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages e Tubarão.
O Programa de Ações Afirmativas da UFSC estabelece que 20% das vagas de cada curso serão destinadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino fundamental e médio em instituições públicas de ensino e que 10% das vagas de cada curso serão destinadas para candidatos auto-declarados negros que, preferencialmente, tenham cursado integramente o ensino fundamental e médio em escolas públicas.
Conteúdo extraido do G1
Três tipos de rochas formam a crosta terrestre
Recebi vários alertas e agradeço especialmente ao do colega Edmilson Santos Lima, da Universidade Federal de Pernambuco, sobre incorreções no texto sobre os grupos de rochas da crosta, publicado no dia 3 deste mês. Em respeito aos leitores, retomo o tema.
Os três grandes grupos de rochas que compõem a crosta do planeta Terra, quanto à sua natureza, são: o das rochas magmáticas ou ígneas, o das metamórficas e o das sedimentares. O termo "cristalinas", utilizado inadequadamente no texto anterior, refere-se, comumente, ao conjunto das ígneas e metamórficas, que formam os escudos cristalinos.
As magmáticas ou ígneas formam-se da consolidação do magma. Quando formadas em profundidade, são chamadas de intrusivas ou de plutônicas. Os granitos são exemplos desse tipo de rocha. Quando formadas na superfície, são denominadas vulcânicas ou eruptivas, e o basalto, que ficou "famoso" devido à sua correlação com a terra roxa, muito fértil, é um bom exemplo.
As metamórficas resultam da transformação de outras preexistentes, tanto das magmáticas, quanto das sedimentares. Como exemplo, temos alguns gnaisses, formados a partir do metamorfismo dos granitos, e o mármore, formado a partir do calcário, que é uma rocha sedimentar.
Por último, as sedimentares, que podem ser formadas por deposição de detritos, originados da ação erosiva, de qualquer outra rocha. A areia de praia é um exemplo de terreno sedimentar que pode vir a formar uma rocha sedimentar desse tipo, um arenito, se sofrer um processo de consolidação. Existem também as rochas formadas por precipitação química e por acúmulo de restos orgânicos.
Os combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão, foram formados durante processos específicos de sedimentação de material orgânico. São chamados de "fósseis", no sentido amplo do termo, pois possuem restos ou vestígios de seres que existiram em épocas muito anteriores à atual.
*Eder Melgar é coordenador de geografia do curso Intergraus.
UEL define datas para o Vestibular de 2009
As inscrições podem ser feitas na Internet (http://www.cops.uel.br/).
O vestibular da UEL também apresenta lista de livros.
Veja a lista das obras:
UFSCAR define datas para o vestibular 2009
As inscrições para o concurso têm início dois dias depois, no dia 22 de setembro, e se encerram em 17 de outubro. As provas ocorrem de 10 a 12 de dezembro. O resultado final deverá ser publicado em 3 de fevereiro de 2009.
As inscrições podem ser feitas na Internet (www.vunesp.com.br).
Lembrando que os vestibulares realizados pela Vunesp não têm lista de livros.
UNESP define datas para o vestibular 2009
Para os cursos com provas de habilidades, a aplicação está marcada para o período de 4 a 9 de dezembro.
O resultado deverá ser divulgado no dia 30 de janeiro de 2009. A matrícula dos convocados está programada para os dias 9 e 10 de fevereiro, na unidade onde é oferecido o curso para o qual o candidato estiver inscrito.
As inscrições podem ser feitas na Internet (www.vunesp.com.br).
O vestibular da Unesp também não apresenta lista de livros.
UNICAMP divulga as datas para o vestibular 2009
As inscrições para o Vestibular Nacional Unicamp 2009 deverão ser feitas entre os dias 14 de agosto e 07 de outubro, por meio do formulário que estará disponível na página da Convest. O calendário foi definido em conjunto com outras oito universidades paulistas: Fuvest, ITA, Unesp, Unifesp, UFSCar, UFABC, PUC-Campinas e PUC-SP. O Manual do Candidato e a Revista do Vestibulando também estarão disponíveis gratuitamente na página eletrônica da Comvest para consulta e impressão. O kit não será vendido.
A primeira fase do Vestibular Unicamp 2009 acontece no dia 16 de novembro de 2008 com uma prova que inclui a Redação e 12 questões gerais dissertativas: Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia. Dia 17 de dezembro a Comvest divulga a lista dos que passaram para a segunda fase e os locais de prova. A segunda fase será realizada de 11 a 14 de janeiro de 2009, com oito provas dissertativas (duas por dia) das disciplinas obrigatórias do núcleo comum do ensino médio: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, Química, História, Física, Geografia, Matemática e Inglês. As provas de aptidão, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança. Música e Odontologia acontecem em Campinas e Piracicaba, entre os dias 19 a 22 de janeiro. A primeira chamada será divulgada dia 05 de fevereiro e a matrícula dos convocados em primeira chamada deve ser feita dia 10 de fevereiro.
USP define datas para o vestibular 2009
No dia 15 de dezembro será divulgada a lista de convocados para a segunda fase, que será aplicada entre 4 e 8 de janeiro de 2009. A primeira chamada está prevista para 5 de fevereiro.
UFSC divulga datas do vestibular 2009
UFMG divulga calendário do vestibular 2009
As provas serão realizadas em duas etapas: a primeira, de 7 a 9 de dezembro, e a segunda, de 5 a 8 de janeiro de 2009. O primeiro exame abordará questões de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês), Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Matemática e Química. Já o segundo, abrangerá uma redação e provas específicas, por curso ou habilitação.
Novidades
Para o vestibular 2009, a UFMG ampliou o número de vagas para 5.950 em 63 cursos, 1.236 a mais que a edição de 2008, quando foram disponibilizadas 4.714. A ampliação se deve à criação de 16 cursos e à expansão de vagas em cursos antigos.
Além disso, foi criado o Programa de Bônus para alunos que cursaram as quatro últimas séries do ensino fundamental e todo o ensino médio em escola pública, e para estudantes com a mesma trajetória que se autodeclararem pardos ou negros.
Para concorrer ao Bônus, o candidato deve enviar à Copeve, até 26 de setembro, cópia dos documentos que comprovem a trajetória escolar exigida pelo Programa e, caso seja aprovado no vestibular 2009, deve apresentar os originais dos documentos no ato do Registro Acadêmico. A documentação pode ser conferida no edital.
Conteúdo extraido do Terra
UFRJ define datas para o vestibular
Saneamento básico evita problemas de verminoses
Ao entrar em contato com a água, esses ovos eclodem ("chocam") e liberam uma larva, o miracídeo. Para tornar-se infestante, a larva deve transmutar-se em outro estágio larvário, a cercária. Essa transformação ocorre no interior do hospedeiro intermediário, um caramujo planorbídeo do gênero Bionphalaria.
Essas larvas penetram na pele de uma pessoa que entre em contato com água contaminada pelas cercárias, causando um grande prurido (coceira). As lagoas infestadas são conhecidas como "lagoas de coceira".
A patologia é de difícil tratamento e pode levar à morte quando não severamente tratada.O saneamento básico bem respeitado é talvez a forma mais eficaz para o controle dessa doença, assim como das demais parasitoses causadas por vermes. Nesse caso, a eliminação dos vetores, os caramujos, também pode ser listada como meio de controle da endemia (doença que mantém o seu nível de incidência) no país.A eliminação das larvas do verme, por meio de um programa de lançamento de larvicidas e de óleos que impedem a respiração delas nas águas infestadas, parece-nos mais nociva, pois agride de forma indiscriminada o ambiente. O biocontrole -por exemplo, a colocação de predadores da larva e do transmissor- também pode ser uma medida eficaz.
*Edgard Hass dá aulas de biologia desde 1968 e hoje é professor do Intergraus
Quatro ciclos biogeoquímicos são os mais importantes
Ciclos biogeoquímicos. O nome já diz tudo. Ciclo, pois os elementos em estudo realizam uma volta, uma ciclagem, que envolve a participação de organismos vivos ("bio"), etapas abióticas de escala planetária ("geo") e diversas transformações ou reações químicas.
Um pequeno esforço de memória e os quatro ciclos mais importantes aparecem em sua mente: o da água, o do gás carbônico, o do oxigênio e o do nitrogênio. O da água quase pode ser resumido na palavra evapotranspiração. Só falta a chuva para completar o ciclo.
No ciclo do carbono, devemos lembrar a possibilidade de fixação do elemento nos organismos vivos, sobretudo nas plantas, que fazem uma primeira fixação através da fotossíntese. A respiração, a decomposição e a queima dos organismos devolvem à atmosfera o carbono (no CO2). A queima de combustíveis fósseis também entra nessa categoria de retorno. Lembre-se também de que o CO2 é um grande vilão na questão do efeito estufa.
O ciclo do oxigênio depende do equilíbrio entre fotossíntese e respiração. Não fosse a questão do ozônio (nosso filtro solar natural), esse ciclo provavelmente seria ignorado. Nesse caso, o vilão mais famoso é o CFC, que nas altas camadas da atmosfera (onde está o ozônio) se quebra em Cl+CF. O cloro (Cl) combina-se com o ozônio (O3) e forma O2+ClO.
Finalmente, o ciclo que aparece em 99% das questões de vestibular: o do nitrogênio. E o motivo é simples: é o que apresenta maior dificuldade por envolver mais etapas e a participação de diferentes tipos de organismo. (Para os pessimistas, o motivo verdadeiro é que é o que tem mais nomes para decorar).O nitrogênio corresponde a 79% da atmosfera. Nós o usamos nas nossas proteínas, só que não conseguimos retirar nitrogênio (gasoso) diretamente da atmosfera. Só as bactérias fixadoras fazem isso, produzindo amônia, que é então transformada em nitrito e depois em nitrato por outras bactérias (Nitrosomonas e Nitrobacter), sendo este absorvido pelas plantas. O fim do ciclo, com o retorno do N2 à atmosfera, dá-se pela excreção de compostos nitrogenados e pela decomposição dos organismos, seguidas da ação das bactérias desnitrificantes (amônia-N2).
*Antonio Carlos Osse é professor de ensino médio do Colégio Pueri Domus